Total de visualizações de página

terça-feira, 1 de maio de 2012

Uberlândia



Agora que a paz tinha enfim voltado, o Brasil novamente começava a entrar nos eixos, embora ainda com muitas pendências. O Soares foi mandado para Uberlândia para sondar o comercio, ver se a região era realmente como eles tinham pesquisado apesar do Soares ter pouca cultura, confiavam muito nele, sabiam de sua honestidade, o que ele resolvesse estaria resolvido.
Assim sendo, veio sozinho para o triangulo mineiro ficou por algum tempo organizando as instalações, contratando funcionários e o necessário para abrir uma empresa. Enquanto isso permanecemos em Salvador, até o final do ano que seria também as férias. Foi preciso vender tudo outra vez ficando novamente as maquinas de costuras, o filtro, a geladeira e a radiola, o resto foi vendido ou dado para quem quisesse, as louças e roupas foram embaladas, eu era treinada para fazer isto... Essas coisas foram despachadas para Uberlândia para ficar no deposito da empresa enquanto nós fomos para BH aguardar o desenrolar dos acontecimentos.
Depois fomos para Curvelo, para o retiro, Licia veio conosco e também Ana Maria, ficamos esperando Soares alugar casa, ele tinha pressa, pois as aulas das meninas estavam para começar, precisava conhecer colégio e fazer matricula, então vim só, conheci pessoas que me ajudaram e me informaram de tudo. Conseguimos uma casa bem no centro da cidade, na Rua Santos Dumont perto do mercado municipal tinha tudo que precisasse bem na porta... Mas os donos estavam morando lá e pediram um prazo para entregar, enquanto isso ficamos hospedados no hotel presidente por uns dois meses.
Depois que passamos para a casa Ana Maria veio de novo ficar conosco. Em seguida fiquei grávida, o Peter já estava crescido e Licia não deixava ninguém cuidar dele era só ela, nunca vi tanto mimo. Já com tudo organizado nasceu Kenia, parecia uma princesinha, de tão bonitinha, nariz arrebitado e toda pequena, o parto foi normal com Dr. Lourival médico bom, conhecido na cidade.
O pai estava viajando a serviço, quando foi avisado veio depressa, foi ao hospital e voltou em casa que era só dois quarteirões, para trocar de roupas, ele era desse jeito, quando eu ganhava criança ele trocava de roupas muitas vezes ao dia talvez fosse de nervoso não sei bem o porquê. Ana Maria me ajudava em tudo cuidava da Kenia como ninguém, levava as meninas ao colégio Nossa Senhora das Dores colégio de freiras, eram motivos de curiosidades por causa do sotaque de baiano.
O alfabeto é pronunciado diferente e como foi difícil para a Selma se acostumar com o jota, só dizia “ji”. As pronuncias eram causas de risos e elas ficavam acanhadas. Durante o ano foi assim, com dificuldades... Mas com ajuda de colegas passaram de ano. Kenia tinha muita dor de ouvidos, passávamos as noites com ela nos braços, para que não chorasse tanto.
Ana Maria gostava de ir à missa das dezoito horas na catedral de Santa Teresinha que fica na Praça Tubal Vilela, sempre que saia da igreja passava pelo meio da praça, em um banco, sempre havia um moço moreno cor de jambo, bonito, lendo um gibi, não falava nada somente lia gibi... Então, imagino que Ana montou uma estratégia, passou a ir à missa todos os dias, eu notava que ela caprichava no visual, pensei... “Está interessada em alguém, indo à missa todos os dias! Sei não!” Uma noite chegou trazendo a tiracolo o rapaz, um belo rapaz... Era mesmo envolvente... Os olhos da pequena brilhavam... Tinha uma alegria radiante... Então começou ali um grande romance.
Sempre as tardes ele ia para nossa casa e ficava ali de prosa, gostávamos muito dele. Esse se tornou serio, depois de algum tempo ele foi para o Rio a trabalho, ficando assim distante... Nesse meio tempo, ela volta para Curvelo, Agostinho vai até lá e a pede em casamento, ai ela se apertou, queria o vestido de noiva feito de crochê. Levaria muito tempo... O que Ana fez? Aprendeu com uma vizinha em Uberlândia a fazer as florzinhas de sinhaninhas e emendar com crochê, combinou com ela que faria um lado do vestido e a amiga faria o outro, assim deu certo por fim emendei e formamos um belo vestido, foi uma noiva linda, a felicidade era visível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário