Total de visualizações de página

sábado, 16 de julho de 2011

A Confissão do surdo


O momento estava chegando... Precisava resolver aquela situação... “Zélia terá que ir fazer o quarto ano. As outras crianças ainda podiam esperar, mas ela não.” Pensou em me deixar com a tia até comprar uma casa pra mamãe ir morar lá, mas assim ele ficaria sozinho não ia dar certo, pensou, pensou... E ficou pensando. Lembrou que lá tem um colégio de freiras, colégio bom e que eu poderia ficar lá até dar um jeito... ”Mas coitada...não vai gostar de ficar presa!...Vamos amadurecer a idéia...” Nisso estava aproximando o mês de novembro, já era trato do padre vir fazer as celebrações, e a primeira comunhão dos alunos. Por esse motivo estávamos indo até aos sábados e domingos para ensaiar os cantos e os preparativos. Ficando lá o dia todo, sobrava tempo pra brincar e fazer alguma coisa. Então numa tarde a vó pediu que eu fosse apanhar umas pimentas maduras naquele pé junto da cerca. Quando cheguei a menina filha da Alcina, já estava lá apanhando, fui chegando ela perguntou: “a pimenta madura arde?” Eu disse: “quer ver?” Peguei uma, amassei com os dedos e passei nos olhos dela. Veja só a ruindade... Não foi a primeira vez, parece que pimenta me atrai. A Cerenita grita sem parar, todos correm pra socorrê-la, eu também corro pra junto do pai que se encontrava no curral vacinando o gado junto com os vaqueiros. Logo que cheguei, ele perguntou: “O que você aprontou?” “Boa coisa é que não foi...” Eu sabia que não podia ter perdão... Mas se ficasse minha vó me daria umas palmadas merecidas, o pai dava conselhos e castigos. Só ouvia Cerenita gritar e mulheres passando leite de peito e cabelos untados com banha, disseram que melhorava, passou, mas ela ficou com os olhos vermelhos por alguns dias.
Para a festa que ia acontecer, o vô mandou matar um boi e um porco gordo, para preparar as carnes, fazer os doces, os bolos, os biscoitos, tudo do melhor. Mandou os avisos para os amigos junto com os convites, não era pra faltar ninguém. Eram umas seis cozinheiras das boas minha vó ficava só coordenando... E dando ordens. A venda do vô estava repleta de novidades minhas tias tinham feito compras e mandado pra aproveitar o povo que iria comparecer na certa. Até que enfim o dia chegou. Mandaram buscar o padre no Morro da Garça, cavalo escolhido, bem manso. Marchador, o vigário já estava acostumado a cavalgar era o mesmo que foi nos Gerais, já conhecia o povo, os costumes. Muitos trabalhos, varrer o pátio, jogar água pra apagar a poeira, limpar os currais, remexer os colchões, colocar as cobertas no sol pra sair o cheiro de guardados. Estava começando a escurecer quando apareceram no alto os cavaleiros trazendo o padre. A varanda já estava repleta de pessoas que chegaram mais cedo pra recebê-lo, todos tomavam a bênção, as crianças alem de tomar bênção ainda beijavam as mãos. Pela manhã, após o café, iriam começar as confissões. Primeiro as crianças, no final os adultos. A professora já tinha avisado, “Tem que fazer exame de consciência, pensar bem no que fizeram de errado”. Já fiquei com a barba de molho, pensei: “to frita...” Então a professora mandou reunir numa sala as crianças que iam confessar, em silêncio, assentados com os véus nas cabeças, as meninas, cabeças baixas, olhos fechados e pensando... Fazer aquele ritual era difícil... Abria os olhos por baixo, e encontrava outros olhos olhando pra gente, dava vontade de rir, mas não podia, dona Ezequiela estava lá com a bíblia, forçar pra não rir fazia com que os olhos lacrimejassem ficava parecendo que estávamos chorando. Minha vó dizia “coitados... Estão muito arrependidos”. Em seguida a fila por ordem de tamanho, eu só pensava nas pimentas... Tinha que falar não podia mentir...Naquela hora tive arrependimento....Ou medo...Será? Foi a primeira, saiu cabeça baixa foi se ajoelhar em outra sala pra cumprir a penitencia. Assim por diante, até que chegou minha vez, lembrava só das pimentas, não vinha nada mais na minha cabeça... Quando contei, esperava a bronca, o padre disse, “faça o mesmo com você e veja o que vai sentir, se é bom.” Falei pra ele, “não tenho coragem... Dói muito...” “Porque não pensou nisto?” Ai chorei... Ele falou que me perdoava se prometesse não fazer de novo... É claro, prometia qualquer coisa, queria era ficar livre daqueles pecados. Como penitencia mandou que eu rezasse o terço de joelhos e oferecesse pras almas. Chegou a vez dos adultos, agora não tinha fila, enquanto rezava foi um senhor surdo pra confessar, ele era completamente surdo. A sala que eu estava ficava próxima do padre. Para confessar o homem, tinha que falar alto, ouvi o padre dizer... ”Cristo morreu pra nos salvar, você sabia?” Ele disse. “o que?” O padre repetiu mais alto, então ele entendeu... E disse “Olha seu padre, aqui agente não vê jornal, não temos radio.” “coitado... Eu nem sabia que ele tava doente, coitado...” O padre deu a penitencia ele levantou. Saindo passou perto do compadre, e contou a tragédia, o outro respondeu, “isso não pode acontecer, Jesus é Deus e não morre.” Depois das confissões os aconselhamentos, depois o almoço para todos os presentes, o padre deitava um pouco pra descansar. A tarde levantava, ia com meu vô conhecer os melhoramentos da fazenda, ver a barragem as hortas o pomar tudo bem cuidado, tomava um banho, merendava, leite fervido, quitandas etc. ficava por ali escutando os causos dos agricultores. Tocavam sanfona, viola, cantavam tudo pra divertir o vigário. Dia seguinte a missa festiva, acompanhamento com os instrumentos que tinham, entrava até batidas com colheres, tudo era válido. As crianças nestas horas, já estavam vestidas de branco, véus nas cabeças, só os sapatos eram os que tinham, era A PRIMEIRA COMUNHÃO, a primeira de uma série. Após a missa os batizados, os casamentos... E começava depois do almoço o arrasta pés que entrava noite a dentro. No dia seguinte o padre vai embora, e o povo volta pras suas casas, feliz por ter recebido as bênçãos.
  

Um comentário:

  1. Mãe só tenho a dizer que a Sra era muito levada mesmo...ainda bem que se arrependeu....e o final desta história é linda e emocionante...pude imaginar cada momento e em como era grande a felicidade de todo o povo presente !! bjss e parabéns

    ResponderExcluir