Total de visualizações de página

domingo, 22 de abril de 2012

As costuras



Comprávamos tecidos com o dinheiro que ganhávamos com as costuras, fazíamos roupas de crianças, embalávamos direitinho e levávamos nas lojas Cruzeiro na cidade baixa, as roupas eram deixadas em condicional, e Deus ajudava... Quando voltávamos já tinham vendido tudo, pegávamos o dinheiro e comprávamos mais tecidos, já tínhamos um tanto de dinheiro junto, felizes.
Um dia, o Soares chegou disse que um amigo dele o Dr. Washington, estava construindo um hospital, e precisando fazer toda a roupa que os funcionários iriam utilizar, perguntou se queríamos fazer. Foi um achado, fomos ao magazine Florensilva e compramos uma maquina industrial; eu cortava, Ana Maria costurava, colocamos uma moça para ajudar, o rádio ligado ouvindo novelas, chorando com os dramas e éramos felizes.
Mas o Soares queria que parássemos ali. Como? Agora era tarde! Ele estava irredutível... Voltamos a fazer escondido de novo! Pegamos da casa Alberto, mil fardas de empregadas, eram uniformes completos, seria muito trabalho... Mandaram os tecidos de caminhão, e para esconder, foi preciso colocar debaixo das camas detrás das cortinas, debaixo de colchões.
Às vezes começávamos a cortar e tínhamos que parar porque ele chegava de surpresa, e tínhamos que correr. O porteiro nos avisava, tínhamos medo das meninas contarem... Mas elas nunca fizeram isso. Eu pensava, “não pode ser assim, não estamos erradas.” As coisas não acontecem sempre como a gente quer. Compramos algumas joias como investimento, diziam que era bom, mas foi um inferno... Fui usar uma para ir a um aniversário, foi a maior briga, começou a desconfiar, achou que eu estava o traindo... Precisamos provar de onde estávamos tirando dinheiro, depois de tanto sofrimento ele concordou. Sentindo-nos aliviadas, continuamos a fazer muitas e muitas costuras. Confeccionamos para o magazine Florensiva duas mil peças para o carnaval, eram fardas como diziam, mas na nossa realidade, eram calças compridas com casaquinhos com golas e sem mangas, nas cores vermelho azulão amarelo, e verde.
O carnaval em Salvador sempre foi o melhor e continua sendo. Nesse tempo minhas primas queridas e amigas de infância, já tinham casado a maioria, poderia contar muitas coisas divertidas desses acontecimentos! Mas pelo curto tempo que tenho, não será possível, tenho prazo para terminar minhas escritas...
Voltando o assunto, Sandra estava sendo preparada pelas freiras para fazer a primeira comunhão, e Selma, agora já estava também na escola. Nas avenidas de Salvador, ficavam os guardas a dar sinais com os braços direcionando o transito, ela se encantava, e sempre que passávamos junto aos guardas ela ficava imitando, no natal falou que queria uma roupa de guarda, então foi comprado o uniforme completo, e como ficou contente!
Sandra ganhou do pai um instrumento de teclado, uma pianola, queria aprender tocar, não tinha quem soubesse dar aulas daquele instrumento; arranjou uma professora de acordeom, sendo assim, comprou um acordeom. Em pouco tempo ela já tocava diversas musicas, formaram até uma banda que era uma beleza, cantavam e tocavam, faziam apresentações em festinhas.
Eu notava que ela não gostava muito de dar apresentações, quando pedia para tocar para alguém vinha contrariada. Durou pouco, tomou raiva, pôs fim. Abandonou...
O sonho do Soares era voltar para BH, desde que aceitou vir para Salvador, achava que como gerente poderia ser transferido para onde quisesse... O irmão dele Protásio, já estava como gerente em Recife, como já escrevi, então quem foi para BH? O irmão! Estávamos bem, em vista de outras épocas, ou melhor, ótimos. O marido, sempre gostou de superioridades em tudo, não era fácil trabalhar com ele, as pessoas viviam pressionadas com tantas exigências, criava caso por pequenas coisas, eu podia notar que não era querido nem pelos diretores da empresa, ele aumentava a paparicação para ver se isso o tornava mais simpático! Inutilmente... As pessoas nunca mudam, é possível melhorar, mas sempre quando menos se espera voltam a estaca zero...

Nenhum comentário:

Postar um comentário